Cursos de Atualização e Aperfeiçoamento

Você poderá selecionar até 3 cursos de 16h, sendo um em cada período (Manhã, Tarde e Noite).

Ao inscrever-se para a Certificação Internacional da FIEP, não poderá escolher outro curso nos períodos da manhã e tarde.
Curso 3

Novas Tendências da Avaliação Física Funcional e Genética

José Fernandes Filho/RJ, Francisco G. Pitanga/BA e Dartagnan P. Guedes/PR


CURRÍCULO:

Prof. Dr. JOSÉ FERNANDES FILHO – CREF 000066-G/RJ
Doutor em EDUCAÇÃO FÍSICA – Moscou / Rússia (1997); Coordenador da Academia Paralímpica Brasileira – CPB; Professor do Mestrado e Doutorado em Educação Física – EEFD/UFRJ; Vice Presidente da FIEP da América do Sul; Vice Presidente da Academia Brasileira de Educação Física; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos em Obesidade Infantil e Adultos – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF/UFRJ; Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Biociências do Movimento Humano – LABIMH – UFRJ; Delegado da Região Sudeste – Comitê Brasileiro da Federação Internacional de Educação Física –FIEP; Member FIEP – INTERNATIONAL COUNCIL OF SPORT PEDAGOGY (ICSSP) e Editor Scientific do THE FIEP BULLETIN. Autor dos Livros: Manual de Nutrição e Avaliação Física em Academias de Ginástica, 1994; Medidas e Avaliação, 1997; A Prática da Avaliação Física, 1999; Descoberta de Talentos, 2004; A Prática da Avaliação Física, 2003; Atividade Física e Ciências da Saúde, 2005; Manual de Antropometria, 2006; Obesidade Mórbida: Avaliação e Prescrição, 2016; Dermatoglifia no Esporte e na Saúde, 2016; Novas Tendências da Avaliação Física, 2017. Ministrou cursos e conferencias – Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Croácia, Bratislava, Rússia, Estados Unidos.

Prof. Dr. FRANCISCO G. PITANGA/BA – CREF
Graduado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1981), é mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2004) e pós-doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revisor de periódico da Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Membro de corpo editorial da Motricidade (Santa Maria da Feira), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso), Revisor de periódico da Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indicadores Antropométricos de Obesidade, Risco Coronariano, Índice de Conicidade.

Prof. Dr. DARTAGNAN PINTO GUEDES/PR – CREF
Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974); Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1994), Pós-doutor em Condição Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997), Professor-Associado aposentado do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1980-2011)
Professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Relacionada à Saúde, criado em 1994, atendendo 3 linhas de pesquisa: (a) comportamento de risco para a saúde; (b) exercício físico para promoção/conservação da saúde; e (c) programas de ensino no campo da educação física Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Possui artigos publicados em periódicos científicos de impacto nacional e internacional. É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

OBJETIVO:

Atualizar, informar e preparar os acadêmicos e Professores de Educação Física, profissionais da área da Saúde para selecionar e aplicar protocolos de testes e medidas de avaliação com segurança e proteção ao aluno ou paciente, para que obtenham dados fidedignos e válidos. Novo papel do Avaliador na Academia de Ginástica, personal Training e na Saúde.

CONTEÚDOS:

Método Dermatoglífico e suas aplicações na prescrição do treinamento físico, esporte e na saúde, Bioimpedância InBody e outros aparelhos.
Avaliação, analise Postural e Indicativos; Avaliação da Frequência Cardíaca e suas zonas de treinamento, Avaliação cardiorrespiratória
Procedimentos, protocolos e técnicas de segurança na aplicação do teste; como avaliar e prescrever – Protocolos e Métodos para a determinação do Vo2Max.
Pratica dos instrumentos e Aplicabilidade Prática de como Testar e Medir – Caso Clinico prático, controle do Treinamento utilizado a Massa Corporal Magra Fracionada.
Exercício e Avaliação Corporal para Idosos.
Nota técnica de orientação a Profissionais de Educação Física e academias sobre avaliação física – CONFEF. Equipamentos básicos para a avaliação física e seus custos, Composição Corporal, Protocolos de Avaliação com compasso de dobras, Fracionamento Corporal (MCM).


Curso com certificado de 16h


Quero me inscrever


Curtiu?

Acompanhe