Sobre o Congresso


http://www.congressofiep.com/cms/wp-content/uploads/2017/08/hist-1-g.jpg

http://www.congressofiep.com/cms/wp-content/uploads/2017/08/hist-6-g.jpg

http://www.congressofiep.com/cms/wp-content/uploads/2017/08/hist-3-g.jpg

http://www.congressofiep.com/cms/wp-content/uploads/2017/08/abertura-2014-2-g.jpg

Curtiu?

Acompanhe nossas mídias sociais


O Congresso Internacional de Educação Física – FIEP, conhecido também como Congresso FIEP, é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu/PR, de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição. O Congresso é organizado pelo Prof. Almir Adolfo Gruhn, que também é o idealizador do evento.

História do Congresso

(Fonte: Publicado no Livro 60 Anos da FIEP no Brasil)

Em Janeiro de 1986 realiza-se o 1º Congresso Internacional de Educação Física em Foz do Iguaçu/PR, com uma participação de 996 congressistas vindos de 9 países, a presença do Presidente Mundial da FIEP Prof. John Andrews que veio da Inglaterra; Prof. Jacintho Francisco Targa, vice Presidente da FIEP para a América Latina e Prof. Herbert Dutra de Almeida Delegado Geral da FIEP no Brasil.

Com o desenvolvimento do evento, em poucos anos ele já era considerado o maior Congresso da FIEP no Mundo, sendo de importância histórica para a divulgação, a popularização e o crescimento da instituição.

Em 1999, a FIEP do Brasil lançou as comemorações oficiais dos 50 anos da FIEP no Brasil durante o 14º Congresso Internacional de Educação Física, com 1539 participantes de 11 países. Lançamento que levou às homenagens que aconteceram durante todo aquele ano em diversas outras cidades.

Foi na abertura do Congresso, que o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física do Brasil teve a sua posse, houve plenária do Conselho Federal e uma grande mobilização dos profissionais em torno do seu Conselho Profissional, através de uma Lei Federal sancionada pelo Presidente da República.

Eventos Paralelos, em 2002 e nos anos seguintes realizaram-se em Foz do Iguaçu/PR inúmeros eventos paralelos, entre eles: Fórum da Educação Física dos Países do Mercosul, Seminário de Legislação Esportiva, Seminário de Ética e o Fórum de Educação Física Escolar. Eventos que acontecem no formato de palestras e debates com profissionais de renome internacional e que acontecem paralelamente ao Congresso da FIEP, numa promoção da CONFEF e da FIEP Brasil.

Seguindo a tradição do lançamento das comemorações da FIEP, houve também a comemoração dos 80 anos da FIEP Mundial, durante o 18º Congresso Internacional de Educação Física, com 2388 participantes de 14 países. a FIEP Mundial realizou sua Assembléia Geral, um Jantar comemorativo aos seus 80 anos de Atividades da FIEP e foi lançado a logomarca oficial dos 80 anos. Naquele ano a Sessão Científica do evento recebeu 553 trabalhos.

O Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu é um evento Oficial do Calendário de Foz do Iguaçu, conforme Lei nº 2846 de autoria do vereador Maninho. O evento tem divulgado a cidade turística de Foz do Iguaçu desde a sua primeira edição, valorizando a imagem da cidade, e representando-a por onde passa.

Atualmente o Congresso FIEP de Foz do Iguaçu é o principal patrocinador das ações da FIEP Mundial, apoiando de inúmeras formas a concretização de projetos como o FIEP Bulletin On-line, os Professores de Educação Física Sem Fronterias da FIEP e a Casa da Educação Física – FIEP, além da divulgação e comunicação de toda a FIEP Mundial.

 

Congresso FIEP e o CONFEF

(Fonte: Regulamentação da Educação Física no Brasil, confef.org.br)

Em Janeiro de 1995, durante a realização do congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física” foi lançado na abertura do evento, após contar com a aprovação e adesão do delegado geral da FIEP no Brasil, Prof. Almir Gruhn e do Vice-Presidente, Prof. Manoel José Gomes Tubino. Vale ressaltar que a posse solene dos membros conselheiros do 1º Conselho de Educação Física, ocorreu neste mesmo congresso.

O Prof. Jorge Steinhilber proferiu conferência de abertura do Congresso, anunciando que a assembléia da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física aprovara a proposta de regulamentação da profissão, e que lançava o “Movimento” como mola propulsora da regulamentação e como centro da rede de divulgação e mobilização, que seria necessária para esclarecimento e adesão nacional a respeito da questão.

O lançamento da proposta foi alvo de longos aplausos, por parte dos mais de mil e quinhentos presentes à abertura, demonstrando que a questão recebia apoio e aprovação dos Profissionais de Educação Física. Após a conferência, o presidente da FIEP pronunciou-se, em apoio ao Movimento pela regulamentação da profissão.

A primeira ação e difusão nacional do “Movimento” deu-se na reunião em que o Prof. Jorge Steinhilber participou com os delegados da FIEP (a FIEP possui delegados em praticamente todos os estados da União). Na oportunidade consolidou-se a primeira aprovação nacional. Os delegados assumiram o compromisso de divulgar a proposta, esclarecer no que fosse possível, em seus respectivos estados, e divulgar, de todas as formas possíveis.