O que é FIEP?

Símbolo da Educação Física


http://www.congressofiep.com/cms/wp-content/uploads/2017/08/IMG_2771.jpg

Curtiu?

Acompanhe nossas mídias sociais


Discóbolo (“O arremessador do disco”) do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália. O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos. (FERNANDES, 1978, p. 77)

CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º, em seu parágrafo 1º – SÍMBOLO: Discóbolo – por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: “…o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória. (RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002)

DISCÓBOLO DE MYRÓN E O CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O Projeto da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, instalada em Foz do Iguaçu/PR – Brasil, apresentado para os profissionais de Foz no dia 1º de setembro para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, com a inauguração da réplica do DISCOBOLO DE MYRON (símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física) que foi construída pelo artista plástico e escultor Giovanni Vissotto, que será inaugurada oficialmente no mês de Janeiro/2006, durante o 21º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu/PR

(Fonte: Casa da Educação Física – FIEP, http://www.casafiep.com/index.asp?a=discobolo.asp)

Bibliografía:

  • Resolução do CONFEF nº 49/2002 – www.confef.com.br
  • DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO TUBINO DO ESPORTE
  • http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/miron.htmnso realismo.