Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos

Normas para Envio e Apresentação
de Trabalhos Científicos

“Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino”

Informações para: Artigos, Pôsteres e Temas Livres Orais.
Data máxima para envio de trabalhos: 01 de Novembro de 2017.

Informações para Residentes no Brasil:

1. Os trabalhos serão publicados em Edição Especial da Revista Científica Internacional da FIEP, de nível internacional, no Volume 87 – “FIEP BULLETIN (Four Language Edition: English, Français, Espanhol e Português)”, publicada desde 1931 e enviada para 129 países, desde que cumprida as normas do Congresso. Revista com o ISSN 0256-6419. indexada ao “SPORTS Discus” e classificada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), dando total credibilidade aos trabalhos nela publicada. Trabalhos classificados como Temas Livres Orais e Pôsteres/Painéis, serão publicados na Edição Especial – 1º Volume. Os Artigos que forem apresentados serão publicados na Edição Especial – 2º Volume. A FIEP também terá o direito de publicar todos os trabalhos aprovados em CD-ROM e no Boletim Virtual da FIEP.

2. A organização irá avaliar todos os trabalhos recebidos e reserva-se o direito de rejeitar aqueles considerados inadequados.

3. Local das Apresentações dos Trabalhos Científicos: no CT – Centro Tecnológico, do Colégio Educação Dinâmica/UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas), nos dias 14, 15, 16 e 17 de Janeiro de 2018, em Foz do Iguaçu, estado do Paraná.

4. As Conferências do Congresso serão realizadas no Hotel Bella Itália situado na Av. República Argentina, 1700 – Centro de Foz do Iguaçu/PR, nos eventos paralelos.

5. Data máxima para envio de trabalhos, até o dia 1º de Novembro de 2017. Após o dia 22 de Novembro de 2017 será divulgada a classificação completa de trabalhos aprovados no site: www.congressofiep.com que permitirá a impressão da Carta de Confirmação do Trabalho. E, no dia 12 de Dezembro estará disponível no site a relação das salas, dias e horários das apresentações.

Observações:
– A data limite leva em consideração o dia de postagem do trabalho nos Correios.
– Trabalhos enviados no período de prorrogação (com a data de postagem após o dia 1º de Novembro) poderão ter a sua classificação divulgada até o dia 22 de Novembro.

6. Os trabalhos deverão ser enviados somente via Correio por sedex em CD-ROM, juntamente com 1 cópia impressa, ficha de inscrição (que poderá ser preenchida no site) e com o pagamento via cheque Nominal/Cruzado (em nome do XIV Congresso Científico da FIEP/Almir A. Gruhn), que será reembolsado caso o trabalho não seja aceito. A Organização não se responsabilizará por eventuais problemas de qualquer natureza, inclusive presença de vírus, que impeçam a abertura dos arquivos.

Obs. Importante: Não serão aceitos trabalhos, enviados por fax ou correio eletrônico; sem pagamentos e sem as devidas traduções.

7. O arquivo do trabalho deve ser enviado no programa “Microsoft Word”, letras tipo Arial 12, espaço simples. Com a seguinte formatação: Título em Negrito, com letras em Maiúscula e Justificada à esquerda, deixar espaço de uma linha, na linha seguinte, nome completo do(s) Autor(es) e Orientador(es) em maiúsculo, alinhados à direita, na linha abaixo o nome da Instituição, cidade, estado, País e na outra linha o “e-mail”. O Orientador, quando for o caso, deverá estar nominado como último Autor. Após o fim do trabalho, após as palavras-chaves (descritores), deverá constar a Referência Bibliográfica (de acordo com as normas da ABNT – 2002). Também deverá constar o endereço completo, telefone e e-mail do Autor principal, para possível publicação na Revista.

Obs. Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF.

8. TIPOS DE TRABALHOS:

A) ARTIGOS: Apresentação oral de 20 minutos, podendo utilizar os seguintes recursos Audiovisuais: Data-Show, Vídeo e Retroprojetor. Os artigos também serão publicados no Boletim Virtual da FIEP.

ESTRUTURA DO ARTIGO:
I – Artigo completo deverá ter de 5 a 7 laudas (incluindo tabelas, bibliografia e resumos) em Inglês e mais 5 a 7 laudas (incluindo tabelas, bibliografia e resumos) em Português; os gráficos, figuras, tabelas, quadros, fotos devem ser incluídos diretamente no texto e com qualidade de 300 dpi (formato JPEG).
II – Deverão ser enviados 4 Resumos de até 300 palavras cada, título e 3 palavras-chaves nos seguintes idiomas: Inglês, Francês, Espanhol e Português (seguindo esta ordem);
III – Além da formatação, conforme consta no ítem 7 deverá também ter a seguinte configuração de página: Superior: 2 cm, Inferior: 2 cm, Margem Direita: 1 cm e Margem Esquerda: 2 cm.;
IV – O trabalho terá que ser enviado cumprindo todos os itens, sendo que deverão ser enviadas todas as traduções em Arquivo único, seguindo a seguinte ordem: Artigo completo em Português, Artigo completo em Inglês, Título/Resumo em Inglês, Título/Resumo em Francês, Título/Resumo em Espanhol e Título/Resumo em Português.

B) PÔSTER: Apresentação de 2 horas de fixação de Pôster. Dimensões máximas do pôster/painel: 1 x 1,30m (largura x altura). ESTRUTURA DO PÔSTER: Que será publicado na Revista FIEP: Resumo de até 300 palavras em Português e mais 100 palavras como Abstract em Inglês. Nas 300 palavras em Português deverão conter: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados e Conclusão, não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos.

C) TEMAS LIVRES ORAIS: São considerados trabalhos de Temas Livres Orais: estudos de casos, experiências laboratoriais, relatos de estágios, trabalhos de pesquisas, pós-graduação, Mestrado ou Doutorado. Apresentação oral de 10 minutos podendo utilizar os seguintes recursos audiovisuais: Data-show, vídeo e retro-projetor. ESTRUTURA DOS TEMAS LIVRES ORAIS: Que será publicado na Revista FIEP: Resumo de até 300 palavras em Português e mais 100 palavras como Abstract em Inglês. Nas 300 palavras em Português deverão conter: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados e Conclusão, não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos.

9. Cada participante poderá inscrever-se no máximo em: ARTIGOS = 05 trabalhos, e PÔSTER/TEMAS LIVRES ORAIS = LIVRE, definindo a Área Temática de cada trabalho enviado.

10. Áreas Temáticas:
Temática 1 – Formação Profissional, Mercado de Trabalho e Capacitação em Esportes;
Temática 2 – Fisiologia: artigos estritamente de Medicina, Fisiologia do Esporte, Biomecânica, Treinamento e atuação em Saúde;
Temática 3 – Área Epistemológica e Ética: artigos de matriz sócio-cultural, referentes à História, Filosofia, Cultura e Imaginário;
Temática 4 – Educação Física: artigos vinculados ao ensino das atividades físicas e esportivas em contextos institucionais, situados em perspectiva filosófica ou diretamente didática;
Temática 5 – Grupos Especiais: artigos de destaque em questões teóricas ou práticas com segmentos específicos, Fitness, Personal, Terceira Idade e Necessidades Especiais;
Temática 6 – Lazer, Recreação e Educação Física: artigos com reflexão específicas.
Temática 7 – Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem em geral e áreas da saúde.
Temática 8 – Outros temas.

11. Número máximo de autores, incluindo o orientador, por trabalho.
a) ARTIGOS: Até 5 (cinco) Autores, incluindo o Orientador. Todos os autores INSCRITOS terão direito a receber o certificado do Congresso Científico, 1 (um) exemplar da Revista onde o trabalho está publicado e uma pasta do evento, que serão entregues logo após a apresentação do Artigo.
b) POSTER e TEMAS LIVRES ORAIS: Até 5 (cinco) Autores, incluindo o Orientador. Todos os Autores e Orientador(es) INSCRITOS terão direito a receber o Certificado do Congresso Científico, que será entregue logo após a apresentação do trabalho. Cada trabalho inscrito terá direito de receber 2 pastas do evento e 2 (dois) exemplares da Revista onde o trabalho está publicado. Autor que estiver inscrito em mais de um trabalho receberá somente 1 (uma) pasta do evento.

12. Critérios para análise dos artigos, serão considerados: conteúdos, simplificação, objetividade, atendimento a temática, observação das normas técnicas específicas e respaldo bibliográfico. Os trabalhos serão avaliados por pareceristas ad hoc, de cuja decisão não caberá recurso.

13. Os Casos Omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do Congresso – CCC.; ouvida a Comissão Organizadora e o Coordenador do Congresso quando necessário, reservados os direitos de aprovar ou não, independente de justificativa apresentada pela parte interessada bem como de não publicar os trabalhos, que não cumpram as normas estabelecidas. A CCC, terá autonomia e poder decisório para resolvê-las. Também não serão aceitas quaisquer mudanças nos trabalhos já enviados.

14. Os(as) Participantes oficialmente inscritos(as) no Evento, concordam em cumprir todas as normas aqui expressas e determinações dos organizadores. Os trabalhos apresentados são de inteira responsabilidades do autor, co-autores e Orientador.

15. As Regras de Apresentação de trabalhos estabelecidas deverão ser respeitadas. A FIEP não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos trabalhos, que serão exclusivamente do(s) Autor(es), Orientador e Instituições; bem como pelo recebimento ou não de trabalhos.

16. O autor e demais autores garante que o artigo, que não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e que o trabalho será apresentado por um dos autores, durante o Congresso da FIEP, na data previamente informada. Qualquer um dos autores poderá apresentar o trabalho e também transfere os direitos autorais do artigo para publicação na Revista da FIEP (FIEP BULLETIN) e no Boletim Virtual da FIEP.

17. INVESTIMENTO: Taxa da inscrição.

Para trabalhos enviados até o dia 1º de outubro de 2017:
A) Temas Livres Orais e Pôster: Taxa de R$ 130,00 por trabalho aprovado.
B) Artigos: Taxa de R$ 180,00 para cada um dos Autores/Orientadores de cada trabalho aprovado.

Para trabalhos enviados após o dia 1º de outubro de 2016:
A) Temas Livres Orais e Pôster: Taxa de R$ 150,00 por trabalho aprovado.
B) Artigos: Taxa de R$ 200,00 para cada um dos Autores/Orientadores de cada trabalho aprovado.

O pagamento deverá ser enviado juntamente com o trabalho via sedex, e será reembolsado caso o trabalho não seja aceito, conforme uma das seguintes formas de pagamento:
1) Por Ordem de Pagamento (Identificado) no Banco BRADESCO – Ag. 3187 – C/C 0612214-0 – Foz do Iguaçu-PR (Em nome da Delegacia da FIEP) – CNPJ 09.688.116/0001-30, sendo encaminhado o comprovante original junto com o trabalho.
2) Ou, por Cheque Nominal/Cruzado (em nome do XIII Congresso Científico da FIEP/Almir A. Gruhn). Os cheques dos trabalhos aprovados só serão descontados após a divulgação da aprovação dos mesmos no site do Congresso no dia 22 de novembro.
3) Caso o autor opte pelo parcelamento do pagamento de inscrição, em até 2 vezes, o pagamento deverá ser realizado somente por cheque, com o envio de todos os cheques juntamente com o trabalho, com as datas de 22/11/2017 e 22/12/2017.

18. COMISSÃO CIENTIFICA DO CONGRESSO:

Editor: Prof. Dr. José Fernandes Filho – EEFD – UFRJ/RJ – Brasil;
Editor Científico: Profª. Dra Talita Adão Perini de Oliveira- IBC/RJ- Brasil;
Editor Júnior: Prof. Ms. Antonio Carlos Leal Cortez – FSA – PI;

Comitê Editorial:
Prof. Dr. Alberto dos Santos Puga Barbosa – UFAM;
Prof. Dr. Almir Liberato – UFAM;
Prof. Dr. Ary Gomes Filho – UFPE;
Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira – UEM – PR;
Prof. Dr. Arnaldo Tenório da Cunha Junior – UFAL;
Prof. Dr. Eduardo Peres Garcia – UCAM – Espanha;
Prof. Dr. Emerson Silami Garcia – UFMG – MG;
Prof. Dr. Hideraldo Deverra dos Santos – UERN – RN;
Prof. Dr. Pedro Jorge Cortes Morales – UNIVILE – SC;
Prof. Dr. Divanalmi Ferreira Maia – UEPB – PB;
Prof. Dr. Marcos A. M. do Nascimento – FIP – PB;
Prof. Dr. Cláudio Luís Toledo Fonseca – UFRJ – RJ;
Prof. Dr. Fernando Policarpo – UTAD – PT;
Prof. Dr. Gilson Vasconcelos Torres – UFRN;
Prof.ª Dr.ª Iguatemy Maria de Lucena Martins – INEP – DF;
Prof. Dr. João Batista Andreotti Gomes Tojal – UNICAMP;
Prof. Dr. Jose Fernandes Filho – UFRJ – RJ;
Prof. Dr. Laércio Elias Pereira – AL;
Prof.ª Dr.ª Marcia Albergaria – UESA – RJ;
Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Cirilo – UFPB – PB;
Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Cauduro – FEEVALE – RS;
Prof.ª Dr.ª Margareth Anderáos – FEFISA – SP;
Prof.ª Dr.ª Paula Roquetti Fernandes – CEAF – RJ;
Prof. Dr. Paulo Ernesto Antonelli – UFOP – MG;
Prof. Dr. Ricardo Figueiredo Pinto – UEPA – PA;
Prof. Dr. Sandro Fernandes da Silva – UFLA – MG;
Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Bordin – UNIAMÉRICA – PR;
Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia de Menezes Costa – UGF – RJ;
Prof. Dr. Rinaldo Bernardelli Junior – CCS – UENP – Jacarezinho/PR;
Prof. Dr. Claudio Augusto Boschi – Belo Horizonte/MG
Prof. Dr. Paulo Carnaval – URFRJ
Prof. Dr. Tadeu Cardoso de Almeida – UNIFEB/SP

19. COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO:
Prof.ª Ms. Maria Bernardete Sidor Gruhn – UDC – Foz do Iguaçu/PR;
Prof. Drd. Julimar Luiz Pereira – UFPR – Curitiba/PR;
Prof. Ms. Clery Quinhones de Lima – SPP – Santa Maria/RS;
Prof. Dr. Pedro Ferreira Reis – CESUFOZ – Foz do Iguaçu/PR;
Prof. Ms. Fábio André Castilha – Foz do Iguaçu/PR;
Prof. Ms. Eriberto Fleischmann – Joinville/SC;
Prof. Ms. Aide Angélica de Oliveira – UNIP/SP;
Prof. Ms. Willian Rodrigues Tebar – UNIESP/SP.

20. ENDEREÇO PARA ENVIO DE TRABALHOS:
XII CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO DA FIEP
Caixa Postal 437, CEP 85.857-970 – Foz do Iguaçu/PR – Brasil
Dúvidas e contato, através da Central de Atendimento ao Congressista.

(As normas poderão sofrer alterações que serão divulgadas no site www.congressofiep.com/cientifico/)


Preencher ficha de inscrição