Cursos de Atualização e Aperfeiçoamento

Você poderá selecionar até 3 cursos de 16h, sendo um em cada período (Manhã, Tarde e Noite).

Ao inscrever-se para a Certificação Internacional da FIEP, não poderá escolher outro curso nos períodos da manhã e tarde..
Curso 9

Esportes de Aventura: Escalada e Rapel

André Sotelo / PR

DOCENTE:
Prof.  André Sotelo –  CREF  0014174 – G/PR

CURRÍCULO:
Graduação em Licenciatura em Educação Física. Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu, CESUFOZ, Foz Do Iguaçu/PR; Especialista em Docência do Ensino Superior. Faculdade Dinâmica das Cataratas, UDC, Foz Do Iguaçu Título: Esportes de Aventura na Educação Infantil; – Atualmente: Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná, Policial Militar – PMPR e Professor na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu UNIGUAÇU/FAESI.

Atuação Profissional: Este profissional dedica-se à difundir a prática de esportes e atividades de aventura em meio a natureza, principalmente as atividades verticais em cordas (escalada e rapel) além do slack line e atividades que despertem uma consciência ambiental em seus praticantes. Participou de grandes eventos na região como o Campeonato Mundial de rafting, a versão brasileira dos X-Games, é instrutor e realiza palestras sobre atividades físicas de aventura na natureza e professor no curso de educação física na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu UNIGUAÇU/FAESI, onde anualmente organiza uma amostra de esportes de aventura para a população do município.

Contextualização
Escalada e Rapel:
A necessidade de buscar e interagir com o meio ambiente natural é inata ao ser humano, nada melhor que ter o esporte como ferramenta de ligação desse reencontro do homem com o a natureza. O desejo de aventurar-se e lançar-se à vertigem destes esportes Outdoors ganha espaço no cenário nacional, o rapel e a escalada servem como válvula de escape para se desligar e aliviar as tensões do dia a dia de vários praticantes.
Diante da crescente procura por estes esportes e atividades de aventura é necessário qualificar profissionais aptos neste novo mercado.
Novos desafios estão surgindo, novos nichos e campos de atuação para os profissionais de educação física, temos que estar atentos e prontos para estas novas oportunidades.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Repassar técnicas, conceitos e fundamentos de escalada e rapel para os participantes do Congresso Internacional de Educação Física.
Desenvolver capacidades e explorar estas duas formas de atividades de aventura em meio à natureza.

Objetivo Específico
Oferecer aos participantes do curso a prática da escalada e do rapel, de forma segura e agradável;
Possibilitar a prática de atividades físicas de aventura em contato direto com a natureza.

CONTEÚDOS:
Conteúdo teórico-prático
Termos e Conceitos:
Escalada
Rapel
Montanhismo
Cachoeirismo
Alpinismo
Canionismo
Andinismo
História do montanhismo
Tipos de escalada: Tradicional, Natural, Via Ferrata, Big Wal, Esportiva, Artificial, Velocidade, In Door, Out Door, Boulder , Top Rope, Guiada, Móvel
Equipamentos da escalada/rapel:
Cuidado e conservação
Certificações
Modelos
Cordas
Ferragens
Sistemas de ancoragem
Confecção de nós e voltas
Atividades práticas:
Rapel
Escalada

Local para as práticas: Haverá ônibus a disposição para aos locais de aulas práticas, será disponibilizado no primeiro dia do curso, o horário da saída da UDC das 7:30 h as 12 hs

Obs: Devem levar roupas para as aulas práticas (bermuda, camiseta, tênis ou sapatilhas próprias para escalada, elástico para prender cabelos compridos, toalha de banho, repelente, protetor solar, boné).


Curso com certificado de 16h


Quero me inscrever


Curtiu?

Acompanhe