Congresso FIEP 2017

Foz do Iguaçu - PR - Brasil
13 a 17 de janeiro de 2018

Cursos da Tarde

Cursos da Tarde

16 – Dança de Salão: Didática e Pedagogia no Ensino-aprendizagem da Dança

DOCENTE:

Prof. MARCELO GRANGEIRO / SP – CREF 000810-G/MA
Convidada Especial: Dançarina Damyla Maria – S.Paulo/SP

CURRÍCULO:

Licenciado em Educação Física; Pós-graduando em Educação. Educador Social e pioneiro no ensino e introdução da Dança de Salão e Dança Afro-brasileira na região tocantina (entre a floresta amazônica e o cerrado pelos Estados do Maranhão e Piauí). Professor de Dança de Salão em diversos eventos pelo Brasil e pelo mundo; Em 2005 atração principal do III Baile Show Minas; Ganhador de 02 prêmios: melhor coreografia e melhor coreográfico na 3º semana da dança – BH; Representante do Brasil no INTRASIT FESTIVAL em Berlim na Alemanha; Professor convidado em 2007 e 2008 para o II e III CIZOUB (Congresso Internacional de Zouk), II e III Congresso Nacional de Forró em Brasília – DF e III BR DANÇAS (Congresso Internacional de danças brasileiras – Rio de Janeiro – RJ); Participação especial como convidado no lançamento do CD “Difícil não falar de amor”do cantor DANIEL em Botucatu/SP – agosto de 2008; Em dezembro fez turnê pela Espanha com o espetáculo QUILOMBAGEM – OVIEDO (Teatro Filarmônica), GIJÓN (Teatro Jovellanos) MIERES (Auditório de Mieres) A CORUÑA (Teatro Rosalía de Castro), LUGO (Auditório Gustavo Freire) SEVILLA (Teatro Lope de Veja), BARCELONA (Centre ArtesàTradicionàrius) e MADRID (Teatro Colégio Maristas de Chamberí); Em abril de 2009 esteve em Buenos Aires na Argentina, ministrando aulas de ritmos brasileiros, em junho como professor convidado no I Encontro Maranhense de Dança de Salão – São Luis/MA e no III Sampa Dança (Encontro Internacional de Dança de Salão) em São Paulo; Em agosto no BSB Dança (Encontro Nacional de Danças de Salão – Brasília/DF) e na Semana Maranhense de Dança; em setembro curso na escola de Dança Andrey Udiloff e Fábio Reis em São Paulo e em fevereiro de 2010 como professor convidado do Dançando a Bordo. Docente de vários Congressos da FIEP e atual Delegado Adjunto da FIEP/SP. Professor Destaque Troféu Top FIEP.

PARTICIPANTE E FINALISTA DA DANÇA DOS FAMOSOS 2010 AO LADO DA ATRIZ SHERON MENEZES (2º lugar) e em 2015 AO LADO DA DANÇARINA e ATRIZ VIVIANE ARAUJO (1º lugar)

OBJETIVOS:

Objetivo geral:
Proporcionar um encontro entre pessoas que desejam aprender e/ou melhorar suas habilidades, se empenhando em fazer da dança de salão um instrumento de aprendizado e descobertas, ampliando assim o saber, facilitando a prática, estimulando a criatividade sem o detrimento da técnica, respeitando a individualidade e criando oportunidades para a reflexão da TEORIA e PRATICA da dança de salão.

Objetivos específicos:
– Vivenciar as técnicas de ensino-aprendizagem da dança de salão;
– Aprender os movimentos básicos, intermediários e/ou avançados do Tango, Bolero, Salsa, Zouk, Forró, Samba de Gafieira e Soltinho.
– Reconhecer visualmente e corporalmente os estilos da dança de salão;
– Proporcionar aos participantes momentos de integração e sociabilidade, com atividades artísticas, recreativas, lúdicas, culturais e sociais;
– Contribuir por meio das aulas, à integração e o desenvolvimento equilibrado das potencialidades sociais em geral.
– Vivenciar através da prática da dança de salão as possibilidades de movimentos, explorando as potencialidades e melhorando já existentes, respeitando a cultura de cada aluno e trazendo novos conhecimentos;
– Conhecer como acontece um processo de montagem de coreográfica e composição coreográfica;
– Desenvolver através de dinâmicas a parte técnica da dança de salão:

Didática e Pedagogia no Ensino-aprendizagem da Dança de Salão: Fazer, Conhecer, Interpretar e Apreciar a dança de salão. O quê e como Ensinar cada estilo; A importância do planejamento, da avaliação e do trabalho em equipe.

CONTEÚDOS:

1) Serão trabalhados as seguintes questões técnicas:
Condução,
equilíbrio,
improviso,
confiança,
ritmo,
melodia musical,
postura e
cavalheirismo.

2) Nos seguintes gêneros de dança:
a) Sertanejo,
b) Tango,
c) Salsa,
d) Zouk,
e) Bolero,
f) Forró,
g) Samba de Gafieira e
h) Soltinho.

3) Além dos aspectos didáticos metodologicos da Pedagogia e da Andragogia aplicados ao ensino-aprendizagem da dança de salão. Indicados para alunos e professores que desejam aprender ou aperfeiçoar sua dança e suas técnicas de ensino-aprendizagem.

Metodologia: As aulas acontecerão de forma teórica, pratica, expositiva, dialogada, atividades em grupo e aula baile. (90% prático)

Obs.: A sala será dividida entre alunos iniciantes, intermediários e profissionais, sendo trabalhado um conteúdo especifico em cada nível.
Iniciante: Não precisa ter conhecimento ou prática com a dança de salão;
Intermediário: Que já tenha feito curso nos anos anteriores ou já tenha conhecimento básico dos ritmos acima citados;
Avançados: Que tenha conhecimento dos vários gêneros de dança reconhecendo os mesmos pelos nomes em comum;
Profissionais: Que já trabalhem ministrando aulas de dança de salão.

 


Curso com certificado de 16h.
Realizado nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017, das 13:30h às 17:30h

– Acesse as informações sobre os Locais dos Cursos

Áreas de interesse:

    (Alterações nos cursos poderão ser realizadas, e serão divulgadas através desta página.)